27 de jun. de 2012

TOMÉ

“Para onde irei longe do teu Espírito? Para onde fugirei, longe de tua presença? Se subo aos céus, tu ali estás; se desço aos abismos, lá também te encontro...” (Sl 139/138,7-8).
Vou no meu canto de oração, quem sabe mais iluminado e com algum vaso de flores. Fazendo a reverência diante do Senhor e fechando os olhos, chego ao meu santuário interior e prostro-me: “Meu Senhor e meu Deus!”.
- Recordo-me da matéria a rezar, lendo pausadamente a passagem> Jo 20,24-29.
- Situo-me na sala de reunião dos discípulos, onde Jesus aparece após a Ressurreição.
- Imaginando-me numa solene celebração de Páscoa, recordo-me dos sentimentos de alegria e de fé, então vividos, e peço a graça de que esta consolação interior me sustente a esperança na minha caminhada de fé.
É o Crucificado, agora o Ressuscitado, que completa a obra de salvação e redenção da humanidade, garantindo-nos o dom do total e contínuo perdão dos pecados. Detenho-me na adoração do mistério.
Tomé acreditou, dizendo: “Meu Senhor e meu Deus!”.
Observo Tomé, como para mim também, a aceitação do mistério aconteceu aos poucos... Tinham se passado oito dias. A graça acontece no gesto amoroso de Jesus que oferece as feridas nas mãos, dos pés e do lado para serem tocadas. O Bom Pastor vai ao encontro de cada um do jeito mais adequado! O Bom Pastor é nosso Excelente Mestre!
Coloque-me ao lado de Tomé e também peço esta graça. Olho e escuto: “Vamos! Mete aqui a tua mão!”.
Meditação:
“Com devoção Te adoro, oculta Divindade, verdadeiramente escondida nesta aparência do pão. A Ti meu coração todo se confia, porque, ao contemplar-Te, cala e emudece.
A vista, o gosto, o tato em Ti já nada alcança, mas só de ouvir, creio e tenho fé, pois acredito no que disseste, Filho de Deus vivo, e nada é mais verdadeiro que a Palavra da Verdade!
Outros textos bíblicos sobre a vida de Jesus ressuscitado:
Estarei onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome (Mt 18,19-20); Cristo conquistou nossa liberdade; seu Espírito nos guia (Gl 5,1.16-26); Nosso novo ser em Deus (Ef 4,22-32); Louvor e ação de graças a Deus nosso Criador (Sl 100).

Nenhum comentário:

Postar um comentário