20 de out. de 2012

ESTAREI CONTIGO

Muitas pessoas fracas e negligentes dizem: “Vê que boa vida leve este homem? Como é rico, grande, poderoso e célebre!”
Presta atenção aos bens celestes e verás que todos esses bens materiais nada são; são muitos incertos e aumentam o nosso fardo, pois jamais são possuídos sem cuidado nem temor. Não é abundância material que constitui a felicidade do homem: basta-lhe uma justa medida. É uma verdadeira miséria viver sobre a terra! Quanto mais alguém se torna espiritual, mais a vida presente se torna amarga, porque se sente melhor e vê-se mais claramente a fragilidade e a degradação humanas. Comer, beber, vigiar, dormir, repousa, trabalhar, submeter-se a outras necessidades da natureza, tudo isto é uma grande miséria que aflige o homem ardoroso em seu desejo de ser libertado de todo pecado.
Jacó foi sozinho, para procurar uma esposa, ficou tão desprovido que teve que usar uma pedra como travesseiro! Mas benção é benção, e ele sonhou com uma escada maravilhosa, por onde anjos subiam e desciam. E o mesmo Senhor Deus o abençoou: “Sou o Senhor, Deus de Abraão e de Isaac. Darei  a ti e a tua posteridade a terra sobre a qual estás deitado. Tua posteridade será como o pó da terra. Vai se dilatar para o Ocidente e o Oriente, o Norte e o Sul, e nela serão abençoadas todas as nações. E eis que Eu estarei contigo, e te guardarei onde quer que tu vás. E te reconduzirei a este país, porque não te abandonarei até cumprir tudo o que prometi” (Gn 28,10-15).
 Nós somos destes povos do Norte e do Sul, do Ocidente e do Oriente, herdeiros dessa benção e filhos desse sonho! E o lugar do sonho e da benção se chama “Betel”, “Casa de Deus”, com o nome que lhe deu o jovem Jacó, até os dias de hoje! Somos filhos da clã do povo de Deus. 
Meditação:
Eu sou Iahweh-proverá (cf. Gênesis 22,14), pois proverei a todas as tuas necessidades, quer se trate de garantir tua alimentação, um meio de transporte, um teto, roupas, ou um caminho de salvação e libertação.
Eu sou Iahweh-Nissi, pois a bandeira de Iahweh está em mãos (cf. Êxodo 17,15). Jamais serás derrotado se me deixares conduzir tuas batalhas.
Eu sou Iahweh-é-paz, o Senhor da paz (cf. Juízes 6,24),. Trarei paz a cada turbulência da tua vida.
Eu sou Iahweh-presente, o Senhor que está aqui (cf. Ezequiel 48,35). Não te disse eu: “eis que estou convosco todos os dias...”? (Mt 28,20).
Tenho muitos nomes e títulos, e cada um deles será honrado. Não duvides. Vem a mim e mostrarei a minha glória, simplesmente por causa do meu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário