9 de mai. de 2013

AS ESCRITURAS

Paulo escreveu a Timóteo: “Desde a tenra infância conheces as sagradas Escrituras; ela tem o condão de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé que há em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, refutar, corrigir, educar na justiça, afim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para qualquer obra boa”  (2Tm 3,15-16) 
Como se dá a revelação de Deus aos seres humanos?
O apóstolo Paulo diz: “Recebi do Senhor o que eu vos transmiti” (1Cor 11,23). Paulo insiste com os cristãos: “Guardem as instruções como eu vos as transmiti a vós (1 Cor 11,2). Nesta Tradição recebemos e lemos as Sagradas Escrituras.
A história da Bíblia é um “conto único” de salvação, o significado pelo qual nosso Deus justo e amoroso transforma a vida de homens e mulheres e os traz para dentro de sua comunidade crente, o Povo de Deus. Ainda que comece como um retrato vivo de Deus como o Criador do mundo, as Escrituras não afirmam ser o conto completo de tudo que Ele fez no mundo antigo, nem mesmo como todo fato ocorrido na vida do povo Hebreu. É história, mas é mais do que história. À medida que conta a história do povo de Deus, a Bíblia revela as verdades  notáveis da salvação de Deus.Após a fuga milagrosa dos israelitas do Egito, deu-se a jornada deles pelo deserto em direção à Terra Prometida. No início dessa jornada, Deus revelou-se  ao povo através de Moisés, e fez uma Aliança com eles.
Os seres humanos podem conhecer Deus?
Sim, porque o que se pode conhecer de Deus está claro neles mesmos, pois Deus lhes revelou. De fato, desde a criação do mundo, o invisível Deus – seu eterno poder e sua divindade – se torna visível à inteligência de suas criaturas (Rm 1,19-20).
Como estão constituídas as Sagradas Escrituras, a Santa Bíblia?
A Bíblia cristã está constituída de duas grandes partes, geralmente conhecidas como Antigo Testamento e Novo Testamento: o Antigo, até a vinda de Jesus, e o Novo, depois de Jesus (Os Evangelhos; os Atos dos Apóstolos; as Cartas dos Apóstolos; o Apocalipse).
A Igreja Primitiva acolheu, venerou e transmitiu como divinamente inspirados, os 46 livros do Antigo Testamento e os 27 do Novo. Neles os 4 Evangelhos têm o lugar principal, pois Jesus Cristo é o centro de todas as Escrituras (Lc 24,27). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário