4 de mai. de 2013

A BÍBLIA PARA O JOVEM
“Quando o Senhor fizer voltar os exilados do seu povo, exultará Jacó e Israel se alegrará” (Sl 53,1-7)
A Bíblia Sagrada reúne muitas palavras bonitas escritas especialmente para o jovem. Veja alguns exemplos:
- “Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês, e vocês já venceram o mal” 1Jo 2,14
- “Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida.”” Ec 12,1
- “Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos.” Sl 119,9
A Bíblia também mostra dificuldades que o jovem pode enfrentar. Ela conta, por exemplo, a história do filho pródigo (Lc 15,11-32), e a do jovem rico (Lc 18,18-23), nas quais aparecem alguns dos problemas que os jovens podem encontrar em sua vida.
Será que os jovens de hoje estão engajados, envolvidos com a Bíblia Sagrada? Muitas podem ser as respostas para essa pergunta. Existem exemplos de jovens extremamente engajados com a Palavra de Deus e há aqueles que não querem nem saber do que a Palavra de Deus diz. Mas se mudássemos um pouco a pergunta para: “Os jovens de hoje precisam da Palavra de Deus?”. Ou seja, será que o contato diário com a Bíblia Sagrada e seus valores ajudaria a juventude de hoje a ter uma vida mais feliz e mais produtiva na sociedade? Aí haveria apenas uma resposta e ela seria, sem sombra de dúvidas, afirmativa: “Sim”.
Os jovens não são a Igreja do futuro, eles são a Igreja de hoje. Os jovens têm capacidades e dons, e eles podem fazer muito para divulgar a Palavra de Deus e transformar a sociedade.
Não percas o riso da fé. Sara riu (cf. Genesis 18,12), e em seguida deu à luz Isaac, cujo nome significa riso (cf. Genesis 21,1-7). Quando rires, outros farão o mesmo e crescerão na fé, a confiança deles em mim aumentará. Quando ris, feliz com a idéia de que nada é impossível, então tua vida produz fruto. Podes rir porque és minha oliveira, plantada em minha casa. Lá estão a proteção, benção, graça e segurança. Minha bondade dura para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário