18 de ago. de 2012

HONRAR PAI E MÃE

“Recordo tuas normas de outrora, Senhor, e com elas me consolo” (Sl 119,49-56).
Imaginar o Senhor sentado, perto de Ti (ex. ver uma cadeira vazia e pensar que o Senhor está aí). Falar em voz baixa. Por ex: contar os acontecimentos que transcorreram durante o dia. Escutar.
Pensamento: falar de si mesmo. Oração: Falar a Deus. Método recomendado por Sta. Teresa para praticar durante o dia: “Manter Cristo a teu lado”. O meio mais rápido para experimentar a presença de Cristo em tua vida. Ajuda na Direção espiritual: “Que classe de Cristo é o Teu Cristo?”
“Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” Jesus disse: “O que está escrito na Lei?” Ele respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o eu entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo.” Jesus disse: “Respondeste bem! Faze isto e viverás”. (Lc 10, 25-28)
4º Mandamento: Honrar pai e mãe:
Sabeis muito bem desprezar o mandamento de Deus para observar a vossa tradição. Com efeito, Moisés disse: “Honra o teu pai e a tua mãe”, e: “Aquele que maldisser pai ou mãe, sem dúvida, é o réu de morte”. Vós, porém, dizeis: “Se alguém disser a seu pai ou sua mãe: os bens com que eu poderia te ajudar são ‘corban’ – isto é, uma oferta sagrada”; vós não o dexareis fazer mais nada por seu pai ou por sua mãe. Assim, invalidais a Palavra de Deus pela tradição que transmitistes. E fazeis muitas coisas desse gênero (Mc 7, 9-13).
Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isso é justo. “Honra o teu pai e a tua mãe”, é o primeiro mandamento associado a uma promessa: “Para seres feliz e teres uma longa vida sobre a terra”. E vós, pais, não deis a vossos filhos motivo de revolta, mas criai-os na disciplina e correção no Senhor (Ef 6, 1-4).
Lembrete:
Orações são diversos modos de preparar e dispor para tirar de si todas as afeições desordenadas. Depois de afastá-las, procurar e encontrar a vontade divina na disposição de sua vida para a sua salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário