16 de ago. de 2012

DEZ MANDAMENTOS

“Abre-me os olhos para eu contemplar as maravilhas da tua lei” (Sl 119,17-24).
Revisão de vida pelos Dez Mandamentos segundo o Novo Testamento
“Se amais, guardareis os meus mandamentos.” (Jo 14,15)
Dispor-se... repousar o corpo... Escolher um lugar, um tempo... quem sabe uma foto, uma estampa, um ícone, uma vista... Ajeitar o corpo: coluna bem apoiada, pernas descansadas na planta dos pés, braços soltos, mãos pousadas no colo... respiração sossegada e consciente,,, sons e vozes aceitos e acolhidos sem briga nem tensão... No ritmo da respiração ir criando um ritmo interior, repetindo no coração o Nome de Jesus... Atentar para o que vai sentindo no compasso da vida, da respiração e no ritmo do Nome... Quando se perceber na tranquilidade, dsitensão, vá entrando na oração sem pressa de ir adiante...
Dispor-se... na presença de Jesus, nosso Mestre e Salvador e ouvi-lo:
“Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” Jesus disse: “O que está escrito na Lei?” Ele respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o eu entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo.” Jesus disse: “Respondeste bem! Faze isto e viverás”. (Lc 10, 25-28)
Ouça com o coração, pedindo a graça de Deus. Preste atenção ao que sente. Reze a partir do que você sente. Pode ser, por exemplo, frieza, indiferença, tentações... Ou, pelo contrário, amor, esperança, bons desejos... Tudo é matéria de oração!
Com toda a confiança abra seu coração à luz dos bons e amigos olhos de Jesus!
Meditação:
Reze, então, a partir do que lhe ocorrer, ora pedindo e suplicando, ora, insistindo, ora confidenciando, ou louvando e agradecendo, conforme o que lhe for dado sentir e recordar.
1º Mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas:
Aquele que ama pai ou mãe mais do que a mim não é digno de mim. E aquele que ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. Aquele que não toma a sua cruz e me segue não é digno de mim. Aquele que acha a sua vida, vai perdê-la, mas quem perde a sua vida por causa de mim cai achá-la (Mt 10, 37-39).

Nenhum comentário:

Postar um comentário