9 de jun. de 2013

SACRIFÍCIO

“Escolheu Davi, seu servo, tirou-o do aprisco das ovelhas; tirou-o do ofício de pastor para apascentar Jacó, seu povo, e Israel, sua herança. Ele apascentou com um coração honesto, e os conduziu com mão sábia” (Sl 78,52-72).
Preparo-me. Dou atenção ao meu corpo. Procuro pacificar-me. Faço minha oração. Vou visualizando, na imaginação, os diversos cenários sugeridos: a casa da família de Nazaré; a peregrinação até Jerusalém a fim de terem a alegria de celebrar a Páscoa na Cidade Santa; Jesus no Templo, junto aos doutores; o reencontro dele com os Pais, que, aflitos, o procuravam...
Sempre de novo, procuro encontrar Jesus, mais e mais o conhecendo pelos ensinamentos que nos dá nestes mistérios.
No Templo, observo, com os mesmos sentimentos do Coração de Jesus, o espetáculo do povo piedoso, dos distraídos, dos vendedores e banqueiros, dos sacerdotes e levitas, todos vigiados lá do alto da Torre Antônia pelos olhos atentos dos dominadores romanos.
Às três da tarde, hora do sacrifício vespertino, hora em que o animal sacrificado daria seu último suspiro, as suas derradeiras gotas de sangue e água: os oficiantes aparecem em suas vestes esplêndidas, segundo o determinado desde o tempo de Aarão e seus filhos e consignado nos Livros Santos! Os cordeiros são imolados, o seu sangue derramado no grande altar, os seus corpos esquartejados, divididos em partes, segundo os preceitos da Lei, para serem distribuídos entre os sacerdotes, os ofertantes, os órfãos, as viúvas e os estrangeiros! Sobem nuvens de incenso do “Altar dos Perfumes”. Grandes quantidades de água são derramadas sobre o Altar dos Sacrifícios.
Teria Jesus associado tudo isto ao que os Profetas tinham anunciado a seu respeito!
Reflito sobre mim mesmo(a) para tirar algum proveito espiritual.
Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Bem, como ele verdadeiramente viveu sua vida? Qual foi seu caminho?
Jesus observou a Lei, sensatamente, e foi “justo”. Ele obedeceu ao Espírito Santo que agia nele. Ele encontrou os desejos que seu Pai plantou em Si. Ele veio para realizar um caminho muito diferente ao dos poderosos que o rodeavam.
O que quero agora: que ideias e imagens estiveram presentes a Jesus? No Jordão? Antes de vir ao templo?
Quero conhecê-las e amar Aquele que as teve. Então o seguirei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário