13 de jun. de 2013

ESTANDARTE DE CRISTO

“Jesus começa a pregar. Com o poder do Espírito n’Ele, Jesus volta para a Galiléia. Em Nazaré, lê o rolo, “o espírito do Senhor está sobre mim...” Então lhes fala que o texto está sendo cumprido naquele mesmo dia” (Lc 4,14-22).
Preparo-me, prevendo o lugar e o tempo do exercício de oração, cuidando da posição corporal. Procuro harmonizar-me, acolhendo a presença de Deus e fazendo com carinho a minha oração: “Senhor, que todos os meus pensamentos, atitudes, desejos, a minha afetividade inteira sejam puramente integrados para o maior serviço Teu e dos Teus filhos, meus irmãos!”.
Preparo-me, medito, “mastigo” com a inteligência estas verdades que me são mostradas, deixando o meu coração se afetar e mudar pelo que lhe for dado perceber, com a força do Pai das luzes (Tg 1,17). Procuro perceber onde a cobiça e ambição, o apego aos bens deste mundo, o medo de perder, de ficar por baixo, me enganaram, empurrando-me para o desamor, o pecado, a desconfiança...
Vou empenhar-me, com muita humildade, em responder ao que me foi dado perceber no exercício. Fui apresentado ao poder da astúcia do mal. Ele trabalha a partir das nossas necessidades, e da nossa dependência, para nos afastar de Deus Amor, Deus Providência carinhosa. Ele quer nos desorientar com o seu hábil discurso.
Suplicarei ao Filho que me receba sob o seu Estandarte da Cruz rezando com Cristo. Insistirei junto ao Pai para que me ponha com o Seu Filho amado, rezando o Pai nosso.
Não posso deixar de examinar como fui no exercício: alcancei a sabedoria de lucidez pedida? Preciso repeti-lo, batendo às “portas fechadas”, aproveitando os caminhos abertos? Noto e anoto o mais significativo que lucrei nesta oração.
Meditação:
Senhor Jesus, Tu Te humilhaste partilhando com amigos o que pensavas, sentias e desejavas. Senhor, assim como lhes deste o dom de conhecer-Te e sentir Teu grande amor por eles, deixa-me vir a conhecer-Te também, mesmo estando muito longe, em outro país e em outro tempo. Se ao menos eu pudesse sentir Teu amor por mim, então eu O amaria, e todo o meu coração estaria em harmonia com o que pensas, sentes e desejas. Isto é o que eu quero, se for do Teu agrado, Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário