5 de set. de 2012

NOTÍCIAS DO DIA

“Seus fundamentos estão sobre os montes sagrados” (Sl 87,1-4).
Deste mesmo modo, você pode até rezar as notícias do dia! Por exemplo:
. Baseado no que soube e fui informado a respeito dos acontecimentos atuais, povos, países, grupos e classes de pessoas, o que vou agradecer? O que vou suplicar ou pedir?
. Que posso fazer de concreto, mesmo que me pareça pouca coisa? Contra o pensamento de que não somos nada, que não podemos influir nos rumos da sociedade, dos governos, agindo contra a injustiça, exploração e opressões, socorre-nos o Evangelho:
Jesus viu uma pobre viúva que dava duas moedas de cobre. Então, disse: “Eu vos asseguro que esta pobre viúva deu mais do que todos, pois os outros deram do que lhes sobrava, mas esta deu de sua indigência tudo o que lhe restava para viver” (ver Lc 21,1-4).
Certas vezes o pecado pode até te melhorar, pois ele te faz mais humilde, mais respeitoso em relação aos demais, mais compreensivo para quem cometeu erros ou faltas. Tuas quedas também te permitiram perdoar os outros, pois enxergaste suas imperfeições e decidiste estender as  mãos para o outro, para perdoá-lo e socorrê-lo. É impossível perdoar a quem te feriu quando não compreendes os motivos de suas ações.
Muitos períodos de oração sugerem que você se acomode em um lugar específico e confortável.
Lembrete:
“Porém, ainda não tinham compreendido que, conforme a Escritura ele devia ressuscitar dos mortos” (Jo 20,9).
 E sua fé? Sua vivência de fé? Já cresceu? Amadureceu ao contato com a Escritura? Adquiriu um vocabulário, uma linguagem, uma expressão? Já pode ser partilhada com os outros? Comunicada ao mundo? Por sua fé você  já foi entregue como espetáculo ao mundo? Já é uma fé que combate o bom combate? É um dom ter a fé como dos apóstolos uma vez convertidos pela graça do Ressuscitado:
“Penso que Deus nos expôs a nós, apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Fomos dados em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens. Somos loucos por causa de Cristo...” (1Cor 4,9ss).
Refletir sobre si para tirar algum proveito... atentar para o que percebe... rezar a partir de sua verdade neste momento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário