2 de fev. de 2011

ESTRESSE SAUDÁVEL

           Como manteiga contida no leite, sabedoria está contida em todos os homens. Como o movimento centrífugo de um bastão no leite, a mente nos dá sabedoria. Requer pensamento e um pouco de estresse. Estresse tem seu lado positivo.
Para continuar a ler clique abaixo.
            João trabalhava com refrigeração. Certa vez viajando ficou preso num vagão de um trem. Ali sentia que a temperatura era de 40ºC negativo. Escreveu na parede: “Estou com muito frio! Amor à minha família. Rezem por mim.”. Afinal morreu. Chegando o trem à estação constatou-se que não fazia frio algum. João acreditou que havia. Foi sua força imaginária que através de seu estresse, condicionado pelo medo do frio causado pelo seu trabalho, o matou.
            Cientistas dizem que estresse é ruim, pode até ser, porém, pode ser bom. Este é um fato que os cientistas ignoram e nós não apreciamos. Podemos ter estresse simplesmente lendo notícias negativas dos jornais ou examinando uma revista médica. Podemos até ter conseqüências como as doenças de Alzheimer ou Parkinson. Vivemos inseguros: perdendo nosso trabalho, há falta de dinheiro e várias doenças ocorrem. Estas são situações que também podem nos deixar estressados.
            Quem está estressado demais pode ser um estresse-alcoólatra. Isso é ruim e causa depressões; o que o faz beber cinco doses de pinga. Freqüentemente nós nos estressamos apenas pensando que somos muito estressados. Nós nos condicionamos para esta idéia, pois preferimos ser vítimas e coitados nas situações difíceis da vida.
            Há o lado positivo: muitas pessoas trabalham melhor quando têm um estresse moderado. Aqueles que se conscientizam de suas dificuldades poderão, através do estresse moderado, procurar se superarem e daí são impulsionados para o crescimento humano e espiritual.
            Darwin, cuja teoria da evolução é aceita por muitos, dizia que as reações provocadas pelo estresse e as disputas causaram uma melhor vivência de certas espécies. Obstetras indicam que estresse moderado na mulher é bom para o desenvolvimento fetal. Pessoas espirituais sabem que coisas ruins ocorrem e nem todas ficam estressadas por isto.
            Melhores prevenções, controles e recuperações de estresse são a meditação e o silêncio; como os que os Monges de todas as religiões diariamente praticam. Eles têm mais atividades cerebrais nas regiões ligadas com aprendizagem e felicidade. Suas mentes são muito adaptadas às coisas boas e ruins da vida. Mantém estabilidade e tranqüilidade.
            A maior parte da humanidade não é Monge, porém têm muito tempo para meditar e tempo para ficar em silêncio. Caindo nas amáveis mãos do Senhor, no silêncio da meditação, recebem iluminação, que mostra a importância e a não-importância das coisas da terra. Sabemos com Heráclito (480AC) que tudo passa, tudo está em fluxo.
O estável é a Eternidade. Esta idéia está fundada na Divina Majestade que é Nosso Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário