10 de nov. de 2010

Três vantagens principais

A quem estiver mais desimpedido e desejar aproveitar quando estiver mais desimpedido e desejar aproveitar quanto for possível, dêem-se todos os Exercícios espirituais, na ordem indicada. Nos quais, ordinariamente, tanto mais se aproveitará, quanto mais se afastar de todos os amigos e conhecidos e de toda preocupação terrena. Mudando-se, por exemplo, da casa onde mora, passando a outra casa ou quarto para ali habitar o mais retirado que puder. De modo que fique livre para ir diariamente à Missa e Vésperas, sem temer que seus conhecidos o impeçam.
Para continuar a ler clique abaixo.
Deste afastamento seguem-se três vantagens principais, entre muitas outras:
A primeira: a pessoa se afastando de muitos amigos e conhecidos, e também de muitos negócios não bem ordenados, para servir e louvar a Deus nosso Senhor, não pouco merece diante de sua Divina Majestade.
A segunda: estando assim afastada e não tendo sua inteligência dividida acerca de muitas coisas, pondo todo o cuidado em uma só, isto é, em servir seu Criador e tirar proveito para sua vida espiritual, usa mais livremente de suas potências naturais, para procurar com diligência o que tanto deseja.
A terceira: quanto mais se acha a pessoa a sós e afastada, mais apta se torna para se aproximar e chegar a seu Criador e Senhor. Quanto mais assim se achega, tanto mais se dispõe para receber graças e dons e sua divina e suma bondade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário