17 de nov. de 2010

Preparação para o Natal

Elisabete, assim como seu marido, Zacarias, era descendente da linhagem do sacerdote Aarão. De acordo com a narrativa da infância no Evangelho Lucas, os dois já estavam em idade bem avançada, eram justos aos olhos de Deus e não tinham filho, porque Elisabete era infértil. Deus ouviu suas preces e o anjo Gabriel prometeu-Ihes o nascimento de um filho. Seis meses antes da prima Maria, Elisabete trouxe um filho ao mundo, João Batista. Ambas as famílias mantiveram contato próximo e posteriormente Jesus foi batizado por João. O tema da ausência de filhos e a maternidade têm seus ecos no Antigo Testamento: Sara e Rebeca também engravidaram pela graça de Deus.
Para continuar a ler clique abaixo.

O arcanjo Gabriel anunciou o nascimento de João a Zacarias durante um sacrifício no Templo. Como Zacarias não acreditaria naquilo sem um sinal, o anjo o emudeceu. Quando João nasceu e recebeu seu nome durante a circuncisão, no oitavo dia depois do nascimento, Zacarias, ainda sem poder falar, escreveu-o em uma tabuinha. Pouco depois disso, para a surpresa de todos, ele voltou a falar e louvou a Deus. Em seu Evangelho, Lucas transforma com muita destreza as palavras de louvor em um hino profético, Benedictus, porque foram as primeiras palavras proferidas por Zacarias. (Lc 1, 67-79)
A história de Maria e Elisabete no Evangelho de Lucas é composta como uma narrativa paralela: ambas têm o nascimento de um filho profetizado e ambas as crianças têm papel de destaque no Novo Testamento. Depois que o arcanjo Gabriel prometeu o nascimento de Jesus a Maria, ela se encontrou com sua prima Elisabete. Com o encontro das duas grávidas, os dois enredos da história se unem. Ao entrar na casa de Elisabete, Maria cumprimentou a prima, e a criança na barriga de Elisabete reagiu com um movimento. Quando Elisabete proferiu uma glorificação a Maria e seu filho, ela cantou um hino intitulado o Magnificat (Lc 1, 47-55). Que preparemos com Maria e Elisabete a Festa de Natal juntos.

Haroldo J Rahm, SJ – Fundador da APOT – Instituição Padre Haroldo
Para pessoas com síndrome de dependência alcoólica e química de ambos os sexos
Tel. (19) 3794-2500 – Campinas – São Paulo – Brasil
Fundador do Amor Exigente, Yoga Cristã e TLC
Site: http://www.padreharoldo.org.br/ e-mail: hrahmsj@yahoo.com Cursos de Yoga Cristã:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário