27 de abr. de 2013

LIBERDADE

“Quem me segue não anda nas trevas” (Jo 8,12)
São palavras de Cristo. Elas nos incitam a buscar “A imitação de Sua vida e de Sua conduta”, se quisermos ser verdadeiramente iluminados e libertados de toda cegueira do coração. Meditemos sobre a vida de Jesus. Apliquemos a nós mesmos.
O ensinamento de Cristo ultrapassa todos os ensinamentos dos santos. Quem tiver seu Espírito nele encontrará um maná oculto.
A freqüência assídua aos Evangelhos deixa muita gente sem grande desejo: essas pessoas não têm o Espírito de Cristo. Quem quer uma inteligência plena e saborosa de Cristo deve procurar modelar a própria vida à semelhança da Dele.
As coisas sobre a face da terra são criadas para seres humanos, e para ajudarem a atingir o fim para qual são criados: servir Deus e amar o seu irmão.
Daí se segue que devemos usar das coisas tanto quanto o ajudam para atingir nosso fim, e devemos privar-nos delas tanto quanto nos impedem.
As pessoas gostam de liberdade. Acreditam que são livres e que tem direito de tomar decisões. Decerto, concordamos com Paulo “tudo me é permitido mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas não me deixarei  escravizar por coisa alguma” (1Cor 6,12). Não se escravizar a nada! Ser verdadeiramente livre! Meditemos nessa forma simples e lapidemos o que acabamos de ler. Aí estão todas as coisas: na fé as vemos existentes pela bondade sempre atuante de Deus. Existem só para ajudar. Não para nos impedir, atrapalhar, magoar! Como usá-las?  Tanto quanto sirvam ao fim para o qual somos criados “o que é verdadeiro, nobre, puro, amável, virtuoso” (Fl 4,8).
Paulo ensina: “procurai as coisas do alto, onde o Cristo está sentado a direita de Deus, e não as da terra, pois morreste ,e a vossa vida esta escondida com Cristo em Deus. E quando Cristo que é vossa vida se manifestar, então vos também estarei manifestado em gloria”(Cl 3,1-4).
Somos feitos para viver não mesquinhamente, mas com generosidade, com abundância. É ótimo sermos criados para o louvor, o acatamento e o s serviço, para tanta vida, pelo Deus da vida, nosso tão bom Criador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário