27 de mar. de 2012

Jesus desaparece

Lucas 2.41-52
Aos 12 anos, Jesus já podia participar da vida religiosa judaica, e Maria e José IV o levaram até Jerusalém para as festas do Pessach, que comemora a saída dos judeus do Egito, no tempo de Moisés.
No último dia das festas, Maria e José e voltaram para casa. Os dois pensaram que Jesus estava com outra parte do grupo de galileus, entre os parentes e amigos que retomavam a Nazaré. Depois de um dia inteiro de viagem, eles perguntaram às outras crianças do grupo: "Vocês viram Jesus?" Mas elas não souberam responder. E Maria e José se entreolharam e sentiram medo. Jesus tinha ficado em Jerusalém! Como poderiam encontrá-Lo? Eles deixaram o grupo e correram de volta à cidade. Lá, começaram a procurar por todos os lugares. Ele não estava no mercado. Maria e José viram muitas crianças, mas Jesus não estava entre elas.
Paracontinuara ler clique abaixo.
Por três dias, eles procuraram em vão.
A todos que encontravam, perguntavam:
"Você viu um menino desta altura, com cabelo escuro?" Mas ninguém tinha visto.
Maria e José ficaram completamente desesperados. Tinham perdido seu precioso filho. Finalmente, foram até o templo, onde os judeus celebravam o sábado e os dias santificados.
Quando entraram, depararam-se com uma multidão. José procurou de um canto a outro, até que, por fim, viu um grupo de mestres sentados, conversando. No meio deles estava Jesus. Ele também falava, e todos pareciam muito interessados no que dizia.
Maria e José abriram caminho entre povo. Assim que chegaram a Jesus, Maria disse: "Meu filho, por que você não tentou nos encontrar? Nós o procuramos por todos os lugares e estávamos muito preocupados".
Jesus respondeu: "Não sabiam onde Me procurar? Vocês não sabem que tenho de estar na casa de meu Pai?"
Maria e José não entenderam que o que Jesus queria dizer é que, como Ele era o Filho de Deus, o templo era a casa de Seu Pai. Quando saíram do templo com Jesus, ouviram muitos comentando:
"Como esse menino pode ter falado sobre tantas coisas com tamanha profundidade? Ele é mais do que inteligente, foi abençoado com sabedoria". 
Jesus voltou a Nazaré com seus pais. Era um bom menino e fazia o que Maria e José Lhe pediam. Eles O amavam profundamente, e muita gente gostava Dele. Quanto mais crescia, mais Jesus compreendia as pessoas e a Deus. Maria O via crescer e, o tempo todo, se maravilhava com as bênçãos de Deus sobre Ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário