6 de mar. de 2012

Deus promete um menino

Lc 1.5-25
Quando Jesus nasceu, Israel fazia parte do Império Romano. Os romanos formavam uma nação poderosa, que dominou muitos dos países ao redor do Mar Mediterrâneo. Às vezes, eles permitiam que os povos desses países continuassem a ter seus próprios reis.
Na época em que Herodes foi rei de Israel, um velho sacerdote, chamado Zacarias, vivia na Judéia, na parte sul do país. Ele e sua mulher, Isabel, eram boas pessoas, que se esforçavam para obedecer às leis de Deus. Por muitos anos, desejaram um filho, mas tinham envelhecido e a criança nunca havia chegado.
Um dia, Zacarias estava fazendo seu trabalho como sacerdote, em Jerusalém, cumprindo as tarefas do serviço diário. Ele era encarregado de queimar o incenso para criar uma atmosfera agradável, com o objetivo de ajudar os judeus a adorar a Deus. Enquanto estava no templo, e uma multidão orava do lado de fora, um anjo lhe apareceu. Zacarias ficou com medo. Não sabia o que fazer, pois nunca vira um anjo antes.
“Não se apavore, Zacarias", disse o anjo. "Deus ouviu suas preces e sabe quanto você quer uma criança. Isabel terá um filho em breve, e você o chamará João. Ele será uma pessoa especial, vai ajudar muita gente a voltar para o Senhor. Estará pleno do Espírito Santo, e Deus o usará de uma forma muito importante. Ao ajudar as pessoas a se preparar para o Senhor, ele dirá as palavras do próprio Deus."
Zacarias ficou maravilhado com o que ouviu. Parecia bom demais para ser verdade. Não conseguia acreditar que sua mulher, que já tinha idade tão avançada, pudesse ter uma criança. Por isso, perguntou ao anjo: "Como saberei se isso é verdade? Nós dois somos tão velhos ... "
O anjo disse: "Eu sou Gabriel, e fico junto de Deus. Como você não acreditou em mim, não poderá mais falar até o bebê nascer".
Ao sair do templo, Zacarias não conseguia falar. Ele pulava e agitava as mãos, tentando explicar a todos o que tinha acontecido. Assim que perceberam que ele não podia falar, entenderam que tivera uma visão.
Ele voltou para casa, junto de Isabel.
Não demorou muito e, como Gabriel havia dito, Isabel ficou grávida. Ela e Zacarias estavam muito felizes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário