28 de mar de 2012

Aprontando-se para o Rei

"Preparem-se!"
Mateus 3.1-12; Marcos 1.1-8; Lucas 3.1-18
Enquanto Jesus crescia em Nazaré, seu primo, João, também crescia na Judéia com seus pais, Isabel e Zacarias.
Maria nunca se esqueceu de sua visita a Isabel, quando ambas esperavam seus filhos. Naquela ocasião, assim que Maria chegou, João pulara no ventre de Isabel. João e Jesus se tornaram grandes amigos, e, por obra do Espírito Santo, os dois eram muito chegados a Deus.
Quando João tornou-se adulto, foi para vi o deserto sozinho. Lá orou muito, aproximando-se ainda mais de Deus. O Senhor enviou a João uma mensagem importante e mandou que a repetisse a todos.
Ao voltar à Judéia, João estava vestido ti como o antigo profeta Elias, com uma túnica de pêlo de camelo e um cinto de couro. João tinha se acostumado a comer insetos e mel silvestre e era completamente diferente das outras pessoas.
De início, muitos se juntavam ao redor daquele homem estranho apenas para observá-lo, mas, depois, vinham vê-lo orar. João trazia uma mensagem de Deus, e, quando falava, parecia que o Senhor estava falando por intermédio dele. O povo o ouvia e acreditava no que dizia.
"Preparem-se para Aquele que está chegando! Ele irá escolher entre os que vivem direito e os que conduzem mal suas vidas!", dizia ele.
"O que temos de fazer para nos preparar?", perguntavam-lhe.
"Pensem em como vocês são e no que têm feito. Arrependam-se do que já fizeram de errado! Voltem para Deus e mudem suas vidas!"
Muitos fizeram como João dizia, pois acreditavam em suas palavras. Quando se diziam arrependidos, João os convidava a ir até o rio para serem batizados. Ao saírem da água, era como um sinal de que a misericórdia de Deus limpa as pessoas de seus pecados, das coisas erradas que fizeram. Podiam recomeçar suas vidas. O batismo mostrava que estavam seguindo a Deus.
João explicou que não era apenas a água que era capaz de limpar seus pecados. "Chegará um dia em que haverá alguém que virá e os limpará de dentro para fora. Eu batizo com a água, mas Ele batizará com o Espírito Santo", disse.
O Espírito Santo ajuda as pessoas a viver como Deus deseja. João queria dizer que, quando Jesus batizasse com o Espírito Santo, a santidade e a misericórdia de Deus os cobriria, como a água.
O povo tentava imaginar de quem João estaria falando. Seria de outro grande profeta ou do próprio Messias? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário