22 de dez. de 2010

CORAÇÃO LIGHT

  Tomás sofria do coração, por isso o médico já o avisara de tomar suas precauções. Certo dia, a família de Tomás ficou sabendo que o homem herdara um milhão de dólares com a morte de um parente e, em conseqüência, ficaram com medo de dar-lhe a notícia, temendo tivesse um colapso cardíaco.
Para continuar a ler clique abaixo.
  Recorreram então aos serviços do Padre o qual lhe disse que acharia um meio. Lá foi, portanto, o Padre e disse ao Tom: “Diga-me Tom, se Deus, em sua imensa bondade lhe desse um presente de um milhão, que faria você com tantos dólares?”
  Pensou Tomás por um momento e respondeu: “Pois a metade disso eu lhe daria, Padre, para o Senhor usar na sua igreja!” Ao ouvir tais palavras, Padre Garcia, caiu no chão fulminado pelo enfarte!
  Pensamos que o amor e outros vários sentimentos são do coração. Não pensamos com o coração. Pensamentos são gerados no neo-córtex.  Quando emocionalmente amamos ou pensamos, a pressão do coração aumenta. Assim falamos “Amo-te com todo meu coração!”
  O coração é uma bomba com quatro cavidades que não param de trabalhar. Ao chegarmos à idade de 21 anos, o coração bombeia o sangue por canais que circulariam nosso planeta em duas vezes e meia. Como podemos cuidar melhor de nosso coração, para evitar o enfarte como o de Padre Garcia? Tendo atenção com:
 - Excesso de peso - Faz o coração empurrar sangue a 250 quilômetros de capilares diariamente.
 - Tabaco - Faz a pessoa absorver de 80 a 120 miligramas de nicotina por dia. Conseqüentemente, o coração bate muito mais rapidamente. Nunca é tarde demais parar de fumar. Imediatamente a estimulação da nicotina desaparece.
 - Relaxamento: ajuda muito. Seria muito bom repousar e dormir algum tempo depois do almoço. Podemos ter pequenos intervalos em nosso trabalho a cada 60 minutos.
 - Exercícios – Devem ser constantes. Não só jogando futebol ou tênis uma vez na semana. Podemos caminhar alguns quarteirões diariamente, subir escadas e aproveitar cada oportunidade de movimentar-nos. Não sentar-nos à escrivaninha mais que duas horas seguidas.
 - Dieta é importante. Não há necessidade de sermos um vegetariano; porém, lembremo-nos que a metade de nossas calorias vem da gordura e da glicose. Gordura e doçura nos levam à sepultura.
   Apesar de nosso abuso, o coração funciona muito bem. Cabe-nos tratá-lo com mais atenção e amor. Como? Devemos ficar mais esbeltos, fazermos exercícios diariamente, relaxarmos mais, comermos menos gordura e menos glicose e, principalmente, não fumar e evitar o abuso de álcool.
   Fazendo estas pequenas coisas, estamos nos amando mais e o nosso coração agradece!


Nenhum comentário:

Postar um comentário