29 de jan. de 2015

YOGA X MACONHA

Yoga X Maconha

Quem pratica yoga nunca pensaria em usar maconha, que começou no ano 10.000 a.C. Não tenho certeza, mas penso que yoga começou 700 a.C. Há quem diga que Pantanjole escreveu as ideias que acompanham as asanas relativamente perto à vida de Jesus. Maconha faz muito mal. Talvez seria bom escrever algumas ideias sobre a controvérsia da liberação da maconha recreativa.
A maconha está no centro de uma grande controvérsia. Ela é demonizada por uma grande parte das pessoas e idolatrada por outras. Mas nenhum desses lugares-comuns e extremos representa bem seu significado para o homem. Não adianta tentar resolver o debate com as limitações do maniqueísmo simplório. A maconha pode fazer mal para pessoas que a consomem de modo abusivo, pois nenhum comportamento compulsivo é bom, e fumá-la é um comportamento compulsivo. Como remédio medicinal é vendida em cápsulas e não é preciso fumá-la.
      Só conseguiremos resolver os problemas causados pelas drogas quando o debate superar preconceitos e se aprofundar de verdade. A maconha destrói a sociedade. É a entrada para drogas mais fortes.
      A cannabis acompanha a humanidade desde o início da civilização. Veja abaixo os principais momentos da nossa relação com essa planta.                                                     
                                                                                                 
 Primeiros registros

10.000 a.C. – Yuan-Chun, China. Uma porcelana com marcas de corda de cânhamo cobrindo a superfície foi encontrada em um sítio arqueológico do período neolítico chinês.
4.000 a.  C. – Vila Pan Po, Vale Weishui, China. Foram encontradas fibras de cânhamo impressas em vasos e louças decorativas.
1.000 a. C. – O Atharda Veda, livro sagrado do Hinduísmo, faz referência às alterações mentais causadas pelo “bhang”, bebida psicoativa feita com folhas e flores de maconha.
500 a. C. – Punjab. A tradição budista conta que Sidarta Gautama, o Buda, viveu seis meses alimentando-se exclusivamente de sementes de cannabis.
Muçulmanos usam fibras de cânhamo no primeiro moinho de papel da Europa, em Xátiva, Espanha. Até o século 19, a maioria dos papéis do mundo eram feito de cânhamo. A Bíblia de Johannes Gutenberg, por exemplo, usou essa matéria-prima em 1450.
1932 – Decreto 20.930. É criada a prisão para o uso de maconha no Brasil.
1937 – Nos EUA, o “Ato da Taxa da Maconha” virtualmente proíbe a droga e constrange os médicos a não receitarem mais cannabis.
1938 – O Decreto-Lei 891 aumenta as penas para tráfico no Brasil.
      Apesar de a Tailândia ter famosas variedades de maconha, o Sudeste Asiático é a região com o menor consumo no mundo. Lá as pessoas preferem fumar ópio.
      É interessante observar as consequências negativas da política de legalização das drogas no Colorado e no Uruguai.
      Vamos manter essa experiência lá, não em nossas casas! A prática de yoga dá segurança. Não precisamos de drogas.
 
“Senhor, que teu amor e Tua luz irradiem através de mim, mas que eu sempre siga a Tua vontade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário