20 de ago. de 2013

REFORMA DE VIDA

“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira” (Sl 96,1-9).
Estamos destinados para nos sentirmos levados, no Espírito, a vencer a nós mesmos e ordenar nossas próprias vidas, sem se determinar por nenhuma afeição desordenada. Em outras palavras: dar meios de nos preparar e dispor para “tirar de si todas as afeições desordenadas”. E, depois de tirá-las, “buscar e encontrar a vontade de Deus em todas as coisas”.
Você reconhecerá que qualquer divisão da história do sofrimento de Jesus é artificial. Confie, deixando que o Espírito Santo o conduza àquelas partes da experiência de Jesus onde você encontrará o bem maior.
O que quero: pedir dor com Jesus doloroso, angústia com Jesus angustiado, lágrimas e profunda dor pela grande aflição que Jesus suporta por mim.
Isto é: nossas orações, como toda a oração autêntica, ajudam para que o orante, na força do amor divino, possa “em tudo amar e servir à sua divina Majestade”. Um dos principais meios para isto é a contemplação da vida de Cristo, deixando-se afeiçoar mais e mais a Ele e à obra da redenção do gênero humano. Por isso, quem se exercita chega a um momento de se oferecer para ser escolhido. Escolhido para quê? “Para chegar a perfeição em qualquer estado ou vida que Deus nosso Senhor nos der a escolher [eleger]”.
Não há razão alguma para ficarmos parados na vida. Siga o exemplo dos primeiros discípulos, que primeiramente escreveram e viveram a narrativa da Bíblia. Simplesmente recordaram a história passo a passo.
Meditação:
O que quero: peço a Deus tristeza com Jesus triste, angústia com Jesus angustiado, lágrimas e profunda aflição pela grande aflição que Jesus sofreu por mim.
Há momentos de grande decisões, quando a vida e a vocação interiormente percebidas nos dão ocasião de escolher (eleger). Há momentos em que os compromissos lealmente assumidos não deixam espaço pra grandes decisões. Imaginemos uma pessoa casada, com filhos... Esta responsabilidade restringe a sua capacidade de optar. Ou melhor, ela já fez uma grande opção abençoada pelo Pai do céu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário