27 de jun de 2011

VIVENDO OS CINCO SENTIDOS

Todas nossas memórias, pensamentos e emoções vêm através dos nossos cinco sentidos. O mente-encéfalo é extremamente complexo e integrado, e não existe uma área em que só um sentido funciona.
            Há anos que uso um método de combinar-me com vivência no ambiente que Deus nos deu. Nós somos o que pensamos. Procuramos um despertar material através dos cinco sentidos. Encontramos na graça e poder de Deus nosso despertar espiritual, pelo uso correto por todas as criaturas. Dá felicidade em nossa vida.
Para continuar a ler clique abaixo.
            A minha maneira é a seguinte: Segunda-feira é dedicada a Deus Pai e à visão; Terça-feira a Jesus Encarnado e à Audição; Quarta-feira é do Divino Espírito e do Olfato; Quinta-feira sendo Sacerdote Católico, é dedicada à Eucaristia e ao Paladar (para crentes, a Bíblia); Sexta-feira a Jesus Crucificado e ao Tato; Sábado venero Maria e tomo consciência de todos os sentidos. Finalmente no Domingo creio na Ressurreição e passo devagar pelos sentidos mais uma vez.
            No verdadeiro Misticismo os peritos falam sobre “Tato Divino”. Este Tato Divino nos leva do asceticismo, “que é dado pela força e graça de Deus”, aos estados místicos mais elevados. Assim o Criador leva às alturas Divinas.
            Segunda-feira, penso que a Visão fornece para o mente-encéfalo mais entradas que todos os outros sentidos combinados. O olho contém milhões de fibras nervosas. Mais da metade das informações da mente consciente entra através dos olhos. Deus santifica este sentido na meditação silenciosa.
            Terça-feira as orelhas provêem o sentido da Audição. Determinam a posição e movimentação da cabeça, e por isso são essenciais para o equilíbrio. Mais importante na Audição é viver em harmonia Divina pela palavra, música e dignidade, além da harmonia em nosso andar.
            Quarta-feira medito sobre o Olfato, que juntamente com o Paladar, tem milhares de “papilas olfativas” (botões) para detectar o aroma das substâncias. O olfato distingue mais de dez mil odores. Com estes, apreciamos os alimentos e bebidas. Também sentimos a respiração. Dou graças a Deus por estes Dons.
            Quinta-feira uso o Paladar, que funciona de maneira semelhante ao Olfato. Os botões na língua nos fazem saborear os alimentos. Com os Santos, saboreio o gosto Divino.
            Sexta-feira o Tato percebe a pressão, a dor e a temperatura que estão distribuídas pelo corpo todo. Este dia é muito especial porque está dedicado à Paixão e a Crucificação de Jesus. Será que o Tato é o sentido mais ligado com os sofrimentos de Cristo? Geralmente nós sofremos com reações de nossas ações. O Messias sofreu para a nossa salvação.
            Sábado é especial para o Católico. É o dia Mariano. Neste dia desde logo cedo até à noite., passo com Maria por todos os cinco sentidos.
Domingo é a Ressurreição. Quem acredita na Ressurreição terá a vida eterna. Concluo neste dia tal metodologia de oração exercitada durante a semana. Com Jesus Ressuscitado, dou graças a Deus pelo presente da vida maravilhosa que Ele nos dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário