23 de mai. de 2011

PESSOA INTEGRAL

“Eu conheci meu segundo nascimento quando meu espírito e meu corpo caíram em amor e casaram-se um com o outro.”      (Khalil Gilbran)
              Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio e a Yoga Cristã me ensinam a respeitar o meu corpo. Aprendi a reconciliar-me com minha personalidade, apreciar e ter confiança em amar o meu corpo. Aprendi, com delicadeza, entender que o meu corpo não é um estrangeiro para mim, porém, uma parte integral e amada do meu ser. É vida da minha vida, em unidade com tudo o que eu sou, vivo, penso e faço.
Par continuar a ler clique abaixo.
            Infelizmente, filosofia ocidental e, sobretudo, Cortésio, nos dividiu em espírito e corpo, faculdades e funções, em sentimentos, além de outras divisões que são úteis para definir, classificar e falar biologicamente sobre nós. Isto é um preço muito alto que fragmenta nosso entendimento e a nossa maneira de agir.
Divisões sempre causam problemas. Temos que restaurar a idéia de nossa personalidade e a integração de nosso ser, para que possamos viver como uma pessoa integral em nossa família e na sociedade. Maior a unidade, melhor a vida! Temos que restaurar a idéia de unidade da pessoa humana e daí a unidade da humanidade.
Infelizmente, desde o tempo dos Gnósticos e Maniqueístas, aprendemos que o corpo é mal e que somente o espírito é bom. Aprendemos desde crianças que nossos inimigos são o mundo material e nosso corpo. Esta é uma infiltração na verdade. Pensamos que temos que crucificar nosso corpo para sermos espirituais.
John Dewey escreveu: “Humanidade tem medo de reconhecer que a coisa mais maravilhosa de todas as estruturas de nosso vasto universo é o corpo humano”. Pensamos que o corpo destrói a vida espiritual. Admiramos o gênio Thomas Edison, porém, infelizmente, ele dizia que o seu corpo era somente um instrumento sem valor do seu próprio cérebro. Temos que descobrir a atitude essencial da nossa unidade e aceitar e amar tudo que somos, quer dizer, a nossa personalidade completa. A nossa totalidade é a nossa vida completa.
A realidade nos mostra que somos um ser completo e que quando um corpo é saudável a mente funciona bem. Doente, nem podemos estudar.
Um dia antes da minha última operação médica, eu li com muito amor a Bíblia. Um dia após a cirurgia, não tive interesse em qualquer livro. Só queria viver. A nossa vida integral, em corpo e espírito, é o que nos dá a verdadeira alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário