4 de set. de 2011

DEPENDÊNCIA QUÍMICA – Artigo 2

O Mestre ensina que nada existe no intelecto que não tenho dos cinco sentidos. Na segunda parte de nosso artigo, desejamos mostrar como a mente-cérebro, através dos cinco sentidos, funciona no ser humano, o leva à sobriedade e à uma vivência social saudável.
Para continuar a ler clique abaixo.
 Este é um trabalho de arte. Requer um sentido aguçado, como Mozart que possui a uma perfeita sensibilidade quanto os sons. Apreciemos como nossos órgãos e tecidos declaram o segredo de nosso espírito. Todos os membros de nosso espírito-corpo (psicossomático) funcionam definindo nossa personalidade. Tais idéias promovem um entendimento, não só de nosso ser, mas também em relação à própria vida.
 A mente-cérebro somos nós mesmos. Sabemos que ouvimos com os ouvidos, saboreamos com a língua, sentimos com os dedos. Estes órgãos apenas captam informações e encaminham os fatos ao encéfalo. A mente-cérebro acusa quando estamos doentes, quando temos fome, quando fazemos sexo e quando sentimos várias emoções. É como uma central telefônica, que recebe e emite uma avalanche de mensagens. O cérebro escolhe o que é importante para ele e ignora o restante. A mente-cérebro cuida de nossa respiração; mostra quanto oxigênio precisamos e para onde enviá-lo. Pode bloquear substâncias tóxicas porém, infelizmente, não é capaz de impedir a entrada do álcool e substâncias psicoativas. Cada um de nossos 30 bilhões de neurônios pode mandar mensagens simultaneamente 60 mil vezes. Ajuda em nossa memória e controla nossa língua. A capacidade de nosso cérebro, até a atualidade, é pouco usada. Sua pontecialidade é infinita. Daqui há alguns milhares de anos, pensaremos que o homem atual era como um Neardental é para nós.
 Vamos observar como nossos cinco sentidos mandam mensagens à nossa mente-cérebro.
Nenhum outro órgão é igual aos olhos; que são capazes de enviar ao cérebro 1,5 milhões de mensagens, simultaneamente. 80% de todo nosso conhecimento é captado pelos olhos. Nossa retina contém 147 milhões de células receptoras; 140 milhões de bastonetes para captar imagens em preto e branco e 7 milhões de cones para imagens coloridas. A luz de um vaga-lume vai ao cérebro na velocidade de 350 km/hora. Pode parecer que vemos com nossos olhos, mas a percepção visual é feita no cérebro, no lobo occipital. Os olhos se movem 100 mil vezes por dia, o que corresponde aos pés andarem 70 km.
Tendo visto o que é visão, vamos ver agora o que é ouvir!
Nenhum outro lugar em nosso corpo é tão pequeno como nosso ouvido, pois contem muitas coisas. Os circuitos elétricos do ouvido são tão definidos que podem ser igualados ao sistema telefônico de uma cidade. O tímpano do nosso ouvido é tão fino que quando uma onda de ar bate move um bilhão de partes de um centímetro; ocorrendo um processo de informações que formam uma palavra. No ouvido interno, temos a cóclea, um osso mais duro; além de estar cheio de líquido garante o balanço e o equilíbrio à nossa vida. O ouvido é apenas um instrumento, nós ouvimos com a mente-cérebro. Cigarros, álcool, café e outras drogas danificam as artérias na parte interna de nossos ouvidos, causando sérias doenças; desde um contínuo zumbido até a surdez.
Deus cria continuamente o universo em que vivemos; nós estamos sempre renovando este mundo de que somos uma parte. Usando corretamente tudo que pertence a este mundo e, trabalhando como co-criadores, servimos em felicidade e sobriedade.
A substância do cérebro e os processos da mente estão interativos e sem separações. Agredindo nosso organismo e nosso cérebro com álcool e outras drogas, perdemos nossa habilidade de encontrar nosso bem-estar e também o dos outros.
Em conclusão, para vivermos em sobriedade e em justiça social, temos que compreender que a mente-cérebro é o que comanda todo nosso ser; e nós, com a Graça Divina, é que comandamos nossa mente-cérebro. Nosso universo está nas mãos de um Deus misericordioso e cheio de amor. Como co-criadores devemos viver amavelmente com alegria, sobriedade e socialização. É o que traz harmonia entre os seres humanos e com a Divina Majestade.

Um comentário:

  1. Maravilhoso, Padre Haroldo!
    Estamos ainda tão aquém das possibilidades humanas, mas com esforço e humildade tentamos, diariamente... a cada dia, superar nossas fraquezas.
    Admiro muito o trabalho do senhor e acabei de ver o programa Relaxe e Viva Feliz na Rede Vida!
    Fique com Deus, padre! Reze por mim e eu rezo pelo Senhor!
    Obrigada, Graças ao Bom Deus pela sua presença entre nós!
    regina Gaiotto -Tietê/SP

    ResponderExcluir