28 de ago. de 2011

Dependência Química – Artigo 1

A santidade deve ser sempre despretensiosa. E ilustrava citando esta poesia: “A rosa floresce porque sua natureza é florescer, sem perguntar por que floresce. Não se enfeita nem se ajeita para atrair o meu olhar...”.
            Daí São Paulo ter escrito “a fé é do coração”. Os lábios expressam essa fé no louvor, dizendo que Jesus Cristo é o Salvador (Rm 10,9). Cristo disse que SEU AMOR sai do interior como rios de água viva (Jô 7,37); condiz servir aos homens socialmente com justiça.
Para continuar a ler clique abaixo.
            Inácio de Loyola resumiu na sua famosa frase: “Queremos conhecer o Cristo mais profundamente, para amá-lo mais ardentemente e assim servi-lo mais de perto”.
            Observamos e aprendemos como DEUS trabalha e habita em todas as coisas, e a perceber a sua amável presença. DEUS É AMOR, desejamos ficar imersos no seu Amor infinito.
            Aprendemos também a essência da vida espiritual: não opor obstáculos à ação divina. É o aproveitamento das potencialidades humanas, colocando-as a serviço do CRIADOR; não somente louvando e reverenciando a Divina Majestade, mas servindo amplamente nosso irmão. O homem sempre procura o caminho mais fácil, não se preocupando o suficiente com o social. É mais fácil louvar a Deus que servir ao próximo.
            O homem não pode atingir Deus somente com o intelecto. O uso correto dos sentidos, a intuição e o coração ajudam-no nesta tarefa. Usando corretamente todas as suas faculdades na oração, o homem, com a graça divina, alcança um poder ilimitado de Deus e ama mais o seu irmão, que é a imagem da Trindade.
            Sabe por que o pássaro canta?... Um pássaro não canta porque tem algo a dizer. Ele canta porque traz uma melodia na garganta. As palavras do cientista são para serem compreendidas. As palavras do Mestre não são necessariamente para serem compreendidas. Elas são para serem ouvidas com atenção meditativa, do mesmo modo como alguém escuta o vento nas árvores, o marulhar de um riacho e o canto de um pássaro. Elas despertarão dentro do coração algo que sobre passa qualquer conhecimento.
            Não nos esqueçamos de outras religiões: Buda ensinou que o desejo é a raiz de todo mal. Inácio de Loyola chama isto de desapego. Maomé diz que existe apenas um só Deus e que devemos adorá-lo. Os Islamitas adoram Deus cinco vezes, diariamente. Os Judeus, com Isaias e outros profetas, louvam e servem a Divina Majestade. Os Hindus e Mahatma Ghandi servem três deuses: Brahma, o Criador; Shiva, o Destruidor e Vishnu, o Equilibrador.
            Basicamente as religiões têm a mesma tese: amar, louvar e reverenciar a Divina Majestade e servir aos irmãos. Quem oferece uma mão a Deus e não dá a outra a seu irmão, tem uma fé em vão.PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário